quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Curso de final de semana para Au Pairs

No começo desse mês de novembro eu fiz um Weekend Class em San Francisco para completar os meus créditos, caso contrário eu não os teria a tempo, porque sim, eu deixei para a última hora mesmo, ahahahah... O curso que eu fiz custou $305 + $50 (material, transporte e alimentação) e é oferecido pela Alliant International University e é aberto a todas as agências, que eu saiba. Pelo menos eu vi Au Pair Care, APIA e Cultural Care lá. Mas também sei que existem outras empresas que oferecem cursos nesse estilo, então busca no Google "Au Pair weekend class" que vai ter alguma coisa.
Foi um curso de três dias, de sexta-feria a domingo, e me "deu" 45 hours, o que equivale a 4.5 créditos. E os caras são tão espertinhos que no final de semana seguinte teria uma "continuação" do curso, com mais 45 hours. Porque obviamente eles sabem que precisamos de 60 no total né? Mas como eu também faço um curso de extensão aqui na Faculdade da Califórnia, não precisei.
Eu vou resumir o dia-a-dia do curso e depois dou as minhas considerações no final, espero que esclareça e ajude a quem queira fazer esse tipo de curso.

PRIMEIRO DIA (sexta-feira):
Esse dia foi o mais legalzinho, a aula só começaria ás 16:00, mas teríamos que chegar uns 15 minutos antes para fazer tipo um "check-in", que era pegar um crachá e pagar as taxas de alimentação, material e transporte do curso. Depois disso a gente jogou um BINGO, mais para interagir com as/os outros Au Pairs da turma. Eram mais 150 Au Pairs nesse curso, e fomos divididos em 4 turmas, muita gente mesmo.
Daí tivemos umas aulinhas sobre diversidade, auto-conhecimento e coisinhas assim, jantamos, tivemos mais uma aulinha e fomos liberados para ir embora, já eram 22:00. Cansativo demais, ainda mais para mim, que tive quer ir de avião e logo de manhã, enfim...

SEGUNDO DIA (sábado):
Nesse segundo dia o curso começou às 9:00, e das 9:00 ás 12:00 nós tivemos algumas gincanas e aulas sobre choque cultural, conflitos e uns temas por esse caminho. Depois disso tivemos uma loooonga caminhada até Chinatown, almoçamos por lá e depois pudemos "explorar" o bairro, só tínhamos que estar de volta às 17:00.
Quando voltamos rolou um lanchinho, assistimos um filme e fomos liberados às 20:00, UFA.

TERCEIRO DIA (domingo):
Último dia foi o cão, ainda mais porque estávamos exaustos e ainda por cima o tempo estava chuvoso. Tivemos que fazer trabalho voluntário em uma maratona que estava acontecendo próximo da Golden Gate, e tínhamos que fazer isso das 8:15 às 11:30, é... pois é!
Daí voltamos a pé para o campus onde as aulas aconteciam, almoçamos por lá, e fomos para o bairro The Castro (um bairro gay que tem em SF), visitamos um museu, tivemos um walking tour e de lá podíamos ir embora para as nossas casas, às 15:30.

INFORMAÇÕES EXTRAS:
Eles são muitos sacanas e mentirosos, na verdade eles omitem muitas coisas porque sabem que se nós soubéssemos de algumas delas, provavelmente não iríamos participar do curso.
As 45 horas que eles "prometem" que você obterá em um final de semana, você literalmente não conseguirá obtê-las em um final de semana e a explicação vem agora.
Antes do curso, eles já te pedem algumas atividades "pré-curso", chamadas de Pre-Assignments, e essas atividades valem 5 das 45 horas que eles "dizem" que você consegue em um final de semana... Essas atividades são: um teste de conflitos, um teste de auto-conhecimento e uma colagem sobre você que deve ser levada no curso. 
(e se você já está ficando cansado de tantas atividades "boring", siga lendo e fique revoltados comigo)
Daí a sua presente no curso, te dá mais 25 horas. Só que daí existem outras 5 horas de atividades "pós-curso", chamadas de "Post-Assignments", que consistem em: um questionário sobre o filme que assistimos, outro sobre Chinatown, outro sobre o bairro The Castro, outro sobre o trabalho voluntário que fizemos, outro que é uma reflexão pessoal e eles ainda exigem que você mande uma avaliação sobre o curso dentro de 72 horas depois do mesmo. Tá bom pra você? Foi atividade PARA DAR COM O PAU!
Mas espera aí, a soma está dando 35 horas, não eram 45? Sim meus queridos, eram 45, o que indica que depois de tudo isso que falei, ainda tivemos que correr atrás de mais 10.
As últimas 10 horas deveriam ser adquiridas através de 5 atividades (cada uma cumpriria 2 horas), sendo que 2 delas, obrigatoriamente, deveriam ser algum tipo de trabalho voluntário. É, pois é. E isso eu achei a maior sacanagem, porque eles falam que você terá que fazer umas atividades pós-curso, mas o que será eles só falam lá, depois que você já pagou tudo e enfim...
Eu não fiz as 4 extra horas de trabalhos voluntários, e as outras 6 dividi em uma visita a um museu, execução de scrapbook e ESL gratuitos As três atividades eu já tinha feito antes, então só criei um relatório e fingi que fiz depois. Eu precisava desses créditos com muita urgência, e foi o que deu pra inventar.

MINHAS CONSIDERAÇÕES:
- O curso é para quem tem urgência, mas nem tanta urgência assim.
- A comida do curso é uma merda e a gente passou fome lá.
- É muito cansativo, num nível hard.
- Esse papo de que eles pagam transporte e alimentação é caô, você terá uns gastos chatinhos durante o curso sim.
- É legal porque você amplia o seu ciclo de conhecidos.
- É interessante fazê-lo em alguma cidade que você não conheça, porque já de quebra consegue turistar um pouquinho.
- Vá de mente aberta, faça as atividades sem se questionar o motivo de eles estarem pedindo aquilo e adquira seus créditos.
- Eu achei que o curso em si foi gostosinho, conhecemos um pouco de San Francisco e tudo o mais, mas não me agregou quase nada.
- Repetindo, faça se você quiser os créditos para ontem, mas saiba que para conquistá-los terá que fazer uma PORRADA de atividades e trabalhos extras.

E é isso gente, espero que tenha esclarecido um pouquinho para vocês como funciona. E caso eu tenha deixado passar alguma informação que você tenha dúvida, deixe nos comentários que respondo rapidinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário