domingo, 12 de abril de 2015

Curso: Informações e Dicas

Primeira e talvez mais importante dica que eu dou sobre cursos é: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA. Independente das suas intenções de extensão ou não, sério. O tempo passa muito rápido e se você ficar protelando pode acabar se atrapalhando no final das contas, como aconteceu comigo. E eu não sei vocês, mas estudar aqui era um dos meus principais objetivos, então aproveite a oportunidade.
Para quem ainda não sabe, nós Au Pairs precisamos de um total de 6 créditos ou 60 horas de curso, e o que isso significa? Bom, as horas são as horas mesmo, ou seja, se você somou um total de 60 horas de curso, beleza, tá livre disso. Os créditos são umas equivalências que alguns cursos aqui nos Estados Unidos dão, por coincidência, um curso de 40 horas que eu fiz me gerou 4 créditos, mas não é uma regra (tipo, 10 horas igual a 1 crédito), pode ser que um curso que tenha menos de 60 horas te ofereça 6 créditos, temos que nos informar mesmo.
Sabendo disso, muito provavelmente na sua primeira semana aqui a LCC irá lhe fazer uma visita e te informar sobre algumas regrinhas e detalhes do programa, e é quando ela te passará uma lista das universidades e escolas CREDENCIADAS com a agência. Porque sim, aí está o primeiro erro que eu cometi.
Eu achei que qualquer curso que eu fizesse, em qualquer lugar, contanto que o professor ou coordenador assinasse a minha papelada, estava valendo, mas não, não estava. As escolas devem ser credenciadas com a agência, então assim, você terá uma lista das principais escolas e universidades, porém você achou um curso mais interessante em uma outra escola X e, a não ser que você queira fazê-lo independente se ele vale algo ou não para agência, pergunte para a sua LCC se vale, ou você fará cursos e mais cursos "para nada".
E por que eu coloquei o "para nada" entre aspas? Simples, porque os cursos que eu fiz achando que valiam créditos mas que na realidade não valiam, valeram muito a pena, me agregaram muito conhecimento e, por sinal, ainda estou comparecendo as aulas. Então assim, se o seu schedule permite, faça a maior quantidade de cursos que você puder, existem muitas opções gratuitas e, além de com certeza te agregar algo, vai te manter ocupado.
Agora vou falar um pouco sobre a minha experiência, sobre os tipos de curso, valores e dicas. Espero que esclareça e ajude vocês, porque acho que esse tema é muito interessante, pelo menos eu gostaria de ter lido um post como esse antes de ter vindo para cá e não tive a oportunidade.

ESL GRATUITO

Pela quantidade absurda de imigrantes que o EUA abriga, qualquer cidadezinha e cantinho tem uma biblioteca ou igreja que ofereça ESL gratuito. ESL, para quem não sabe o que é, significa English as Second Language, ou seja, inglês como segunda língua.
E o curso é exatamente isso, inglês para imigrantes. Aqui onde eu moro existem vários e eu vou em duas, uma de nível intermediário e outra avançado. E se todas as ESL gratuitas forem parecidas com essas que eu faço, eu recomendo MUITO.
Várias atividades interessantes, relembrei várias coisas que já tinha estudado antes e aprendi muitas outras, isso sem contar leituras e interpretações E conhecer pessoas de todo canto do mundo, na minha sala tinha gente até do Egito.
Infelizmente esse curso não me vale crédito algum ou horas (pelo menos para a minha agência não vale), mas ainda assim tá valendo muito para a minha evolução e conhecimento.

CURSO DE EXTENSÃO EM UNIVERSIDADES

"Countinuing classes" ou "extension classes" são cursos oferecidos para aqueles que querem "continuar os estudos", tipo uma pós graduação, só que de curta duração, então coloca no Google e veja algum pertinho de você. Alguns terão pré-requesitos, como TOIC ou TOEFL, ou até mesmo uma provinha sabe? Mas depende muito da área do curso e da universidade.
As áreas são bem variadas, mas as mais fáceis de comum de se achar são Tecnologia da Informação, Educação, Administração, Direito e Artes, pelo menos são as que eu mais vejo aqui onde eu moro.
Estou fazendo um curso de extensão na UCI (Universidade da Califórnia de Irvine), que se chama Fundamentos de Recursos Humanos, MUITO BOM. O valor do curso foi $520 mais um livro que me custou $16. O curso dura um trimestre e vale 4 créditos/40 horas. Estou adorando, é puxadinho, mas só de saber o quanto isso vai me agregar como profissional nem ligo de me esforçar e estudar bastante para acompanhar. E sim, o resto dos créditos sairão do meu bolso, já que a bolsa foi toda nesse daí...

WEEKEND CLASS (CURSO DE FINAL DE SEMANA)
Essa é uma boa opção para quem tem pressa em completar as horas/créditos. São cursos que as agências de Au Pair criam em parceria com escolas e universidades para oferecer a nós um caminho de conseguir os créditos de uma forma prática e mais em conta.
Geralmente esses cursos são oferecidos em grandes cidades por todo o país, então, caso você tenha interesse, dá uma pesquisada na internet e pergunte para a sua LCC sobre esse tipo de curso. De repente é uma boa oportunidade de juntar o útil ao agradável. Você pode morar em Chicago e se inscrever nesse curso em San Francisco, daí combina com a sua hostfamily de ir um dia antes ou voltar um dia depois e já aproveita para turistar por lá.
Os temas dos cursos, geralmente, são sobre cultura, sobre o lugar onde o curso está acontecendo, sobre expectativas... Nada muito específico sabe? E ele geralmente fica dentro do valor da nossa bolsa, $500, e nos oferece todos os créditos e horas necessárias.
Uptade: Eu fiz um desses cursos de final de semana para completar os meus créditos, porque eu mesma não segui o que disse nesse post e deixei tudo para a última hora. Então fiz um post mais detalhado sobre o curso, se quiser saber mais clique aqui.

Outras duas informações que posso te dar são: Cursos online não valem de jeito nenhum E existem Community Colleges que oferecem cursos a preços muito acessíveis ou até gratuitos, esse valem muito a pena, então perguntem para a LCC de vocês sobre essas opções perto de você.
E é isso galerinha, vamos fazer valer o intercâmbio né? Vamos estudar, porque conhecimento é a única coisa que vai com a gente pro túmulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário